Dívida – qual perfil é adequado para a sua empresa?

Dívida – qual perfil é adequado para a sua empresa?
15 de maio de 2019 imeri

A tão falada dívida financeira na verdade é um composto de diversas variáveis relevantes, cada qual com sua peculiaridade e impacto, seja no fluxo de caixa, na operação ou, em consequência desses, no resultado da Companhia.

Uma das variáveis muito comentadas é o indicador de dívida sobre EBITDA, este último termo representando a margem operacional. Alguns dizem que a dívida equivalente a 3 vezes o EBITDA é um bom indicador. Mas esse indicador é bom para a sua Companhia?

Além do indicador de dívida sobre EBITDA, a estrutura da dívida da Companhia é bastante relevante e, mais ainda, a relação entre o perfil de negócios e as características dos fluxos de pagamentos.

É importante também levar em consideração que a evolução dos negócios tem exigido Companhias mais leves, com capacidade de ajuste de rota e táticas quando necessário. Essa maior leveza está diretamente relacionada à determinação dos ativos que a Companhia deve se manter proprietária e daqueles que apresentam oportunidades para otimização e monetização. Embora não seja uma decisão trivial, pode ser mais vantajoso se desfazer de certos ativos e gerar liquidez imediata, evitando o comprometimento de capital.

Tendo em vista as novas vertentes do mercado de crédito, a Imeri Capital tem assessorado as empresas com abordagem completa, contemplando a visão da dívida relacionada ao negócio, otimizando e/ou monetizando ativos ou passivos existentes e ajudando a Companhia a concentrar mais energia na sua atividade principal. Essa abordagem tem contribuído para que os credores potenciais e os já existentes tenham visão aprimorada da Companhia e, portanto, estejam mais dispostos a ajustar a estrutura da dívida. Estamos à disposição para agendar uma conversa para maior entendimento do assunto e auxílio na busca por soluções.